

Dr Lucas Pereira de Souza
Pneumologista
CRM-PE 9777; RQE 9868
DPOC
O que é DPOC?
A DPOC, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, é uma doença pulmonar que dificulta a respiração. Nas pessoas com DPOC, as vias aéreas dentro dos pulmões (tubos ramificados que transportam o ar dentro dos pulmões) tornam-se estreitas, além do desgaste do desgaste da "esponja pulmonar", resultando na retenção de ar dentro dos pulmões, situação denominada apriosionamento aéreo pulmonar. Isso faz com que as pessoas se sintam sem fôlego e cansadas.
A DPOC pode ser uma doença grave. Não pode ser curado e pode piorar com o tempo. Mas existem tratamentos que podem ajudar a compensar o processo obstrutivo e interferir na evolução para a piora clínica.
Os tipos de DPOC são denominados "bronquite crônica" e "enfisema". Muitas vezes estes diferentes tipos estão associados.
Como devo gerenciar minha DPOC durante a pandemia de COVID-19?
Pessoas com COVID-19 podem ter febre, tosse e outros sintomas. Em casos graves, pode causar pneumonia e problemas respiratórios. Algumas pessoas com DPOC são mais propensas a ter sintomas graves se forem acometidos por COVID-19. Se você tem DPOC, é especialmente importante tomar medidas para evitar adoecer. Isso inclui ficar em casa o máximo possível e lavar as mãos com frequência.
Se você toma medicamentos para sua DPOC, é importante continuar tomando-os normalmente. Se você tem sintomas de COVID-19 ou pensa estar exposto ao vírus, procure seu médico.
Por que eu desenvolvi DPOC?
A causa mais comum de DPOC é o tabagismo. A fumaça pode danificar os pulmões para sempre e causar DPOC. As pessoas também podem ter DPOC respirando fumaças como de fogo de lenha, ou gases tóxicos. Em casos raros, a DPOC é causada por um problema genético. Um exame de sangue pode verificar isso.
Quais são os sintomas da DPOC?
Inicialmente, a DPOC geralmente não causa sintomas. À medida que piora, pode fazer você:
●Sentir falta de ar, especialmente quando se desloca;
●Chiado, percebido no peito ou na garganta, como um som de assobio ou enquanto respira;
●Tosse por vários dias e meses, e escarro com muco (secreção branca).
As pessoas que têm DPOC também estão em maior risco de:
●Ter infecções, como pneumonia;
●Desenvolver câncer de pulmão;
●Ter piora dos sintomas cardíacos.
Existe um teste para saber se tenho DPOC?
Sim, a espirometria, para diagnosticar e quantificar a gravidade da DPOC. Durante a espirometria, você respira fundo e depois sopra o mais rápido e com força possível em um tubo conectado ao aparelho (espirômetro) que mede o fluxo e a quantidade de ar que você consegue esvaziar dos pulmões ao soprar de forma prolongada.
Se os resultados da sua espirometria não forem normais, um medicamento deverá ser administrado, com inalador, para avaliar a melhora da sua respiração. Depois de alguns minutos, você repetirá a espirometria. Isso ajudará o médico a descobrir se seu problema é causado por DPOC ou outro problema pulmonar como a asma. Pessoas com asma geralmente obtêm resultados maiores depois de usar um inalador. Já pessoas com DPOC não.
Vou precisar de outros testes?
Seu médico também pode solicitar outros exames. Eles podem verificar se outros problemas além da DPOC podem estar causando seus sintomas. Eles também podem procurar alguns dos problemas que a DPOC pode levar. Os testes que você pode obter incluem:
●Um exame de sangue para um problema genético chamado "deficiência de antitripsina" que pode causar DPOC.
●Radiografia de tórax
●Um eletrocardiograma (ECG)
●Uma tomografia computadorizada de baixa dose - Este é um exame de imagem usado para rastrear câncer de pulmão. (Os exames de imagem criam imagens da parte interna do corpo.) O seu médico pode sugerir uma investigação para câncer de pulmão, dependendo da sua idade, do quanto você fumou no passado e se ainda fuma.
Existe algo que eu possa fazer para me sentir melhor?
Sim. Aqui estão duas coisas importantes que você deve fazer:
●Pare de fumar! Se você fuma, a coisa mais importante que você pode fazer pela sua DPOC é parar de fumar. Não importa quanto tempo você fume ou quanto fume. Desistir de fumar retardará sua doença e ajudará você a se sentir melhor. Isso pode ser difícil, mas seu médico pode ajudá-lo a descobrir a melhor maneira de sair.
●Vacine-se contra a gripe todo ano e a vacina contra pneumonia pelo menos uma vez. Infecções como gripe e pneumonia podem ser muito difíceis para os pulmões. É importante tentar evitá-los.
Como é tratada a DPOC?
Existem 4 tipos principais de tratamento para a DPOC:
●Medicamentos - Existem muitos medicamentos para tratar a DPOC. A maioria das pessoas usa inaladores que ajudam a abrir as vias aéreas ou diminuem o inchaço nas vias aéreas. Muitas vezes, as pessoas precisam de mais de um inalador de cada vez.
●Oxigênio - Se a doença piorar, pode ser necessário usar oxigênio.
●Reabilitação pulmonar - Na reabilitação pulmonar, você aprende a melhorar seus sintomas de novas maneiras. Você aprende exercícios e maneiras de respirar que podem ajudar a aliviar os sintomas. Mesmo se você não fizer um programa de reabilitação pulmonar, permanecer ativo pode ajudar a sua respiração.
●Cirurgia e válvulas endobrônquicas - Raramente, pessoas com o tipo de enfisema de DPOC grave precisarão de cirurgia. A cirurgia remove as partes mais danificadas do pulmão. Esta cirurgia pode reduzir os sintomas, mas nem sempre funciona.
Também raramente, podem ser colocadas pequenas "válvulas por dentro de brônquios" que levam ar para aéreas do pulmão danificadas. Isso pode ajudar as partes mais saudáveis dos pulmões a funcionarem melhor. As válvulas são colocadas através de um tubo fino que desce pela garganta, chamado "broncoscópio".