

Dr Lucas Pereira de Souza
Pneumologista
CRM-PE 9777; RQE 9868
Falta de Ar:
Saiba Mais
O que causa a falta de ar?
Diferentes condições médicas podem causar falta de ar.
As causas mais comuns de falta de ar que começam subitamente são:
●Problemas pulmonares, como asma, infecções ou coágulos sanguíneos (embolia pulmonar)- Essas condições também podem causar outros sintomas. Por exemplo, uma infecção pulmonar geralmente causa febre e tosse.
●Problemas cardíacos, como um ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca - Um ataque cardíaco também pode causar dor ou pressão no peito. A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não bombeia tão bem quanto deveria.
●Uma reação alérgica grave, chamada "anafilaxia" - também pode causar, juntamente com a falta de ar, coceira, inchaço ou reações na pele.
●Gravidez - Pode ser normal que as mulheres grávidas se sintam um pouco sem fôlego logo após se deitar ou durante algumas atividades físicas. No entanto, também pode ocorrer o surgimento de asma durante a gravidez, que pode ser facilmente diagnosticada com uma avaliação médica e a realização de uma espirometria.
As causas mais comuns de falta de ar que acontecem de semanas a meses são:
●Problemas pulmonares, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) - Ambas as condições podem dificultar a respiração. A DPOC é geralmente causada pelo fumo (veja também: como parar de fumar).
●Problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca ou alteração no tamanho e forma do coração (chamada cardiomiopatia)
●Estar acima do peso ou fora de forma
Quando procurar um especialista?
Se você estiver com falta de ar, consulte um médico pneumologista.
⚠️ Às vezes, falta de ar significa uma condição grave e com isso é preciso uma busca por ajuda de emergência. Procure atendimento de urgência se você tiver:
●Falta de ar e achar que está tendo um ataque cardíaco
●Falta de ar grave (dificuldade de respirar mesmo estando parado)
●Falta de ar associada a uma reação alérgica grave.
Em consições como esta não espere por tendimento em consultório antes de passar por um atendimento em serviço de urgência médica.
Quais exames podem ser realizados?
Dependendo do que o médico suspeitar, após uma avaliação clínica, ele poderá solicitar um ou mais dos seguintes exames:
●Exames de sangue
●Radiografia de tórax
●Um eletrocardiograma (ECG) para medir a atividade elétrica no seu coração
●Um teste de função pulmonar - espirometria
Dependendo dos resultados, você pode precisar de mais testes também.
Como é tratada a falta de ar?
A falta de ar é tratada de maneiras diferentes, dependendo da causa. Depois de descoberta a causa da falta de ar, o médico deverá explicar o motivo ou motivos e os diferentes tratamentos possíveis.
EXPLICANDO UM POUCO MAIS:
Quando suspeitar de
PROBLEMAS CARDÍACOS?
-
Ataque Cardíaco: Esteja atento a sintomas como dor ou desconforto no peito que pode irradiar para o braço, pescoço, mandíbula ou região alta do abdome, e muitas vezes suor frio.
-
Arritmia: Se sentir palpitações (sensação de que o coração está batendo rápido demais, muito forte ou irregularmente, ou seja, fora do rítmo regular), tontura ou desmaio, esses podem ser sinais de arritmia.
-
Insuficiência Coronariana: Falta de ar ao realizar atividades que anteriormente eram fáceis pode ser um sinal, especialmente se acompanhada por fadiga e dor no peito.

O que é falta de ar?
Pessoas que têm falta de ar a descrevem de maneiras diferentes. Algumas pessoas dizem que sentem que não conseguem respirar profundamente nem respirar o suficiente. Outras pessoas podem sentir que o peito está apertado ou precisam trabalhar mais do que o normal para respirar. O termo médico para falta de ar é "dispnéia".
A falta de ar pode começar repentinamente, ao longo de minutos ou ao longo de horas. Também pode acontecer por um período mais longo, de semanas a meses.